SEJA BEM VINDOS À VOSSA RIO ESPERA!

...uma pequena e charmosa cidade dentre as montanhas de Minas Gerais!

vista Panorâmica com a Matriz de Nossenhora da Piedade à direita.

A cidade tem cerca de 7.000 habitantes e fica a 160 km ao sudeste de Belo Horizonte. Registros apontam a fundação da cidade quando portugueses vindos de São Paulo, pararam para esperar companheiros numa localidade que hoje é conhecida como Rio Espera. Contam na cidade que sua história teve início em 1710, quando o local passou a ser usado como ponto de espera dos companheiros. O local logo se tornou um

povoado e ficou conhecido como Arraial da Espera. Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Espera e atualmente, Rio Espera.

No registro abaixo, o nome Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Espera é citado. A data é de 10 de janeiro de 1860. Quem assina é o vigário Agostinho Rezende D'Ascussão.

Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Espera.

Desde sua fundação Rio Espera já passou por várias transformações. Hoje, Rio Espera ainda é uma cidade tranquila, onde a vida seque vagarosamente. Não obstante, seu patrimônio à humanidade é bastante relevante e merece um olhar especial de todos nós. Como, por exemplo, econômicas, urbanística, patrimonial e cultural além de outras. A cidade já foi o centro da produção alimentícia que abastecia Ouro Preto quando capital do estado. Pessoas importantes no cenário cultural brasiliero já moraram aqui como , por exemplo, Aleijadinho que viveu e trabalhou em Rio Espera. Podemos comprovar isso em recibos assinados por ele.

Atualmente muitos de seus filhos trabalham para o resgate de sua importância sociocultural à humanidade.

No Lado esquerdo da tela, você encontra um índice de páginas disponíveis no site. Notícias; aponta-nos ao blog contendo notícias da localidade. Genealogia; dispõe-nos de um vasto acervo de assentamentos dos séculos XVIII, XIV e XX que podem ser consultados. Patrimônio; encontramos aqui representações do nosso valioso patrimônio. Contato nos permite enviar comentários ou mensagem ao administrador do site.

espera, 10 de janeiro de 1860

Espera 10 de Janeiro de 1860