Música e Esperança

Música e Esperança…

Corporação Musical Santa Cecília

Através dos tempos temos na história de Rio Espera a presença de uma banda de musical. Música é parte de nossa história é parte de nossa cultura. Sempre presente em festas religiosas, folclóricas, populares e também em horas tristes como funerais. Na foto ao lado, meu avô (Caetano Nogueira) toca requinta juntamente com muitos avós de meus colegas. Na década de 1980, eu e meus colegas alegramos muitas festas. Uma delas foi a festa em 30 de setembro de 1984 cujo momento foi eternizado na fotografia. Eu nunca irei esquecer o primeiro dia de aula.  O salão paroquial estava cheio de pessoas que como eu nunca havia aprendido música. Estávamos preparados para a oportunidade de aprender essa maravilhosa língua universal que encanta a alma e alimenta o espírito. A prefeitura havia contratado um maestro que viera de outra cidade para nos ensinar essa arte. 

Sr. Geraldo ficou surpreso com o salão repleto de pessoas. As aulas começaram e em poucas semanas o grupo foi reduzido pela metade.  Muitos, sendo eu um deles, não desistiram e em setembro na festa da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, a nova Banda de Música de Rio Espera foi inaugurada. Corporação Musical Santa Cecília.

Tocamos por muitos anos depois. Participamos de festivais em outras cidades e fomos convidados para tocar em festas em várias localidades vizinhas.

Era uma maravilha entrar naquele ônibus para ir se apresentar em outra cidade. Alto Rio Doce, Glória, Lafaiete, Carandaí entre outras. Sempre era muito divertido e todos os integrantes muito animados. Memórias da minha infância e adolescência que nunca irei esquecer e que me causa muito orgulho. A banda até hoje continua a tocar.  

Mesmo diante de muitos obstáculos e dificuldades, não podemos deixar que cesse uma tão bela arte em Rio Espera.

 A música é a linguagem da alma e o alimento do espírito. É vida!

Algumas fotos de bandas em várias épocas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *