Marcelo da Fonseca

Marcelo da Fonseca

por (autor desconhecido – se você for o autor, favor avisar-me)

O hoje engenheiro Marcelo da Fonseca, nascido nos idos de 1980, morou toda sua infância na localidade de Cana do Reino, Rio Espera. Filho do Sr. José Almada da Fonseca (Zé do Soninho) e D. Maria Divina das Graças Fonseca, teve sempre um comprometimento com as causas populares. Desde a adolescência já militava em prol de melhores condições para a população, em especial pela juventude.


Sempre foi um apaixonado pelos livros, como sua mãe sempre o define. E essa paixão pelos livros levou-o a conhecer uma outra realidade, abrindo seus horizontes para a necessidade de cursar o ensino superior. Após essa constatação não mediu esforços, para realizar o que tornou seu sonho, entrar em uma universidade. Mesmo esse sonho parecendo tão distante diante das dificuldades que se apresentava. Ter de estudar em escolas publicas e trabalhar simultaneamente, a necessidade de cursar uma Universidade Publica, tornava esse sonho ainda mais distante.

Com muita dedicação, persistência e esforço venceu a primeira, de muitas etapas, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP para o curso de engenharia civil.




Sempre imbuído de uma responsabilidade social, ainda mais intensificada agora que era estudante de uma universidade publica. Procurava sempre retribuir à sociedade o estudo que lhe era oferecido gratuitamente. Essa preocupação de colocar o conhecimento adquirido a serviço do povo, levou-o a desenvolver um projeto de coleta seletiva de lixo. Que tinha como objetivo principal melhorar as condições de vida dos seus conterrâneos.

Juntamente com um grupo de amigos, após a criação do projeto de coleta seletiva, passou a estudar os problemas sócio-ambientais de Rio Espera. Como resultado desses estudos surgiu uma série de outros projetos que objetivavam melhorar a realidade local. E afim de melhor estruturar a execução desses projetos foi criando a ONG Projeto Recriar. Que se propõe a promover o desenvolvimento sócio-ambiental da região de Rio Espera. A ONG conta hoje com a colaboração de vários assessores ligados a UFOP, que ficaram sensibilizados com os problemas locais.




Hoje ele é o coordenador dos projetos desenvolvidos pela ONG Projeto Recriar em Rio Espera e faz mestrado em Engenharia Civil na UFOP. (Originalmente publicado aqui no site em 2007)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *