Jacyntho Lins Brandão

Jacyntho Lins Brandão

“Nasci em Rio Espera, em 1952. Quando eu tinha uns dois anos, minha família mudou-se para Belo Horizonte. Então, Rio Espera fazia parte de minhas férias, passadas na casa de meus tios Abigail e Zé do Marco. Sou filho do Jacinto Brandão (que estava como um homenageado na página de Rio Espera nos últimos meses) e da Maria Aparecida Lins Brandão (a família da minha mãe é de Piranga e ela foi para Rio Espera para ser diretora do Grupo Escolar Major Miranda, em 1950). Quer dizer, mais rioesperense é impossível. Mesmo que saído cedo de lá”.




Jacyntho Lins Brandão é docente da UFMG desde 1977, ocupando atualmente o cargo de Professor Titular de Língua e Literatura Grega. Graduou-se na UFMG e doutorou-se pela USP. Na Faculdade de Letras, exerceu os cargos de Sub-Chefe e Chefe do Departamento de Letras Clássicas, Coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa, Diretor da Unidade, Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e Coordenador do Curso de Graduação em Letras. Foi Vice-Reitor da UFMG, tendo exercido a Presidência da COPEVE e atuado, na ANDIFES, como Vice-Presidente da Comissão de Carreira e Salários e Secretário da Comissão de Políticas de Recursos Humanos. É pesquisador do CNPq, tendo publicado sete livros, além de artigos e capítulos de livros.




Integra o corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Estudos Literários, onde orientou diversas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, onde exerceu as funções de Secretário-Geral, Presidente e Tesoureiro. Atuou, como Professor Visitante, na Universidade de Aveiro (Portugal), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e na Universidad Nacional del Sur (Argentina).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *