Segundo casamento de Manoel Dias Lopes

Em 1869, aos 36 anos de idade e viúvo de sua primeira esposa Dona Francelina (Nogueira), Manoel Dias Lopes desposou a jovem Dona Roza Maria d`Oliveira de 17 anos.

Transcrição do documento acima:

Aos trinta de Outubro e mil oito centos e sessenta e nove, com dispensa dos proclamas, tomados os depoimentos, em Oratório nesta freguezia assisti ao sacramento do matromônio e dei as bençãos aos contrahentes Manoel Dias Lopes e D. Roza Maria d’Oliveira, elle de idade de trinta e seis annos, viúvo da finada D. Francellina Maria de Jesus, fazendeiro, morador no distrito do Carrapicho, da freguezia da Itaverava e ella de idade de dezessete annos, filha legítima do finado José Rodrigues d’Oliveira e de Anna Maria d’Assumpção, nascida e batizada nesta freguezia, onde é moradores. Forão testemunhas, além de outros, José Dias Lopes Junio, José Pereira Neves e sua mulher D. Flauzina. De que faço o presente termo.

O Paracho Agostinho Resende d’Ascenção.

Roza morava em Rio Espera e era órfã de José Rodrigues d`Oliveira. Após o casamento, Manoel levou sua família para Rio Espera inclusive seu filho de 8 anos José Dias Lopes Sobrinho que a partir de 1883 passou a assinar José Dias Nogueira; talvez em homenagem a sua falecida mãe Francelina Nogueira.

O sobrenome Nogueira continua passando de gerações em gerações em Rio Espera.

Quantas famílias em Rio Espera são descendentes desse casamento…

One Reply to “Segundo casamento de Manoel Dias Lopes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *